A Diferença entre Colaboradores e Funcionários 

Canetas e Brindes
Canetas e Brindes

Soluções promocionais 360°

30/10/2020

Antigamente, quando nos retratávamos a questões organizacionais, podíamos notar a normalidade de chamar os empregados de funcionários.

Porém, com o crescente desenvolvimento dos negócios nos contextos atuais, bem como suas formas de conduzir os processos internos, vemos a palavra “colaborador” assumir um significado importante. Esse novo termo traz uma nova abordagem e resume o tipo de perfil que os empreendedores geralmente buscam para contratar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e saiba a diferença entre colaboradores e funcionários.

 

Funcionário x colaborador: definição e diferenças

 

Antes de tudo, podemos definir que o funcionário é uma pessoa que foi contratada para realizar uma determinada função. Contudo, suas ações giram unicamente em torno de suas próprias atividades pertinentes, não tendo interesse, disponibilidade ou proatividade para exercer outros processos.

Em outras palavras, o funcionário se limita apenas ao que lhe foi delegado, não tendo pensamentos e ações sustentáveis, como é o caso de prover meios para otimizar suas atividades ou atividades de seus colegas de trabalho, propor recursos para a equipe atingir excelentes resultados e outros processos que poderiam ser melhorados com atitudes mais proativas.

Ao contrário do funcionário, o colaborador também é contratado para exercer uma determinada função na empresa, mas seu comportamento é completamente diferente. Em geral, o colaborador tem uma visão macro do seu exercício na organização e sempre busca formas de melhorar a condução de suas atividades.

Além disso, tem interesse em ajudar seus colegas de trabalho e busca entender a logística interna da empresa, avaliando os processos, o fluxo de informações que percorre os departamentos internos e garante proatividade para se expressar e a contribuir para o crescimento do negócio.

 

Por que investir em colaboradores nas empresas atuais

 

Para que possamos entender as incríveis vantagens de contratar colaboradores para os negócios, vamos listar algumas questões importantes. Veja a seguir:

 

1. Contribui para a competitividade no mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam formas de inovar suas atividades para conquistar o seu espaço no setor e, consequentemente, aumentar os seus rendimentos financeiros. Os colaboradores garantem um papel importante nesse quesito, já possuem mentes criativas e buscam sempre otimizar processos internos para aumentar e qualificar a produção.

 

2. Redução de custos

Colaboradores assumem riscos e exploram outras atividades pertinentes ao seu setor. Com esse comportamento, podemos notar a redução de custos com maquinário e capital humano. Um colaborador que “veste a camisa da empresa” assume diversos papéis e garante dinamismo em suas ações.

 

Conclusão

Conforme vimos, aprender a diferenciar um colaborador de um funcionário é muito importante para a empresa. Entender que as novas exigências de mercado buscam esse tipo de perfil para contribuir com os negócios é crucial. Um colaborador que tem uma visão macro de suas funções oferece valor e tende a ser promovido rapidamente.

Agora que você já conhece as diferenças entre os dois perfis citados anteriormente e entende os benefícios que a contratação de um colaborador vai oferecer ao seu negócio, que tal conhecer os nossos produtos para suas atividades laborais? Acesse agora mesmo o nosso site e confira a nossa loja.

# # # # # #