Importância do brinde para fidelizar seus clientes e fortalecer seu marketing de relacionamento

Canetas e Brindes
Canetas e Brindes

Soluções promocionais 360°

17/07/2020

Atrair e fidelizar clientes é um dos maiores desafios das empresas, ainda mais em momentos de recessão econômica. Ações para cativá-los e fidelizá-los devem ser prioridades nesses momentos. Presentear seus clientes com brindes personalizados é uma ação bastante efetiva para esse momento. Saiba mais sobre a fidelização de clientes e confira algumas estratégias que você pode adotar em sua empresa no post de hoje!

 

Mas, afinal, o que é fidelização de clientes?

Fidelizar seus clientes nada mais é do que cativá-los para que se tornem consumidores constantes de seus produtos ou serviços. A confiança é a base dessa estratégia. A excelência nos serviços, produtos e atendimento geram esse sentimento.

De modo geral, há quatro tipos de clientes quando se trata da relação com as empresas. Os infiéis, que não têm preferência por marca ou empresa alguma. Os inconstantes, que sempre consomem um certo produto, mas mudando de marca constantemente. Os divididos, que são adeptos a mais de uma marca. Os convictos, que são fiéis a uma marca. 

Esses últimos são o sonho de todos os empresários, certo? Os micro e pequenos empresários também podem alcançar esse tão sonhado cliente. Para que clientes de outras categorias se tornem clientes convictos, é necessário se planejar e fazer alguns investimentos. Mas antes, vamos refletir sobre os benefícios de ter clientes assim.

 

Por que investir nos clientes que você já tem?

Clientes fiéis aumentam seu lucro. Eles compram de novo, o que faz com que o custo de aquisição seja bem mais baixo para a empresa. Eles indicam espontaneamente e sempre. Eles tendem a gastar mais nas próximas compras, por já conhecerem a qualidade de seus produtos.

Você tem mais controle de sua receita. Analise os comportamentos de seus clientes. Assim, você poderá ter uma noção das vendas que provavelmente fará a esses clientes naquele mês.

Clientes fiéis dão feedbacks honestos. Como sentem que fazem parte do seu negócio, desejam te ajudar a melhorar seus serviços e produtos. Isso porque pretendem consumir algo melhor ainda nas próximas vezes. Esse retorno serve como guia para a qualidade de seus serviços.

Clientes fiéis são mais flexíveis. Infelizmente, imprevistos acontecem. Um cliente fidelizado terá mais paciência em casos de atrasos na entrega, por exemplo. Isso porque conhecem sua marca e sabem que esta é uma exceção.

 

Ações para fidelizar seus clientes

Qualidade do produto ou serviço e atendimento excelente não podem nem entrar nessa lista, pois são primordiais para qualquer negócio. Mas, confira algumas ações que, a partir de atendimento e serviços de qualidade, podem te auxiliar na fidelização dos clientes.

Invista em ações de relacionamento. E-mails de agradecimento, newsletters e brindes personalizados, por exemplo, são ótimas ações para cultivar o relacionamento com seus clientes. Ofereça cupons de desconto, monte clubes de fidelidade e os incentive a se relacionarem com sua empresa. Surpreenda seu cliente para que sua empresa esteja sempre em sua mente.

Invista no pós-venda. Ofereça suporte, continue em contato com seu cliente e faça com que ele continue tendo contato com sua marca. Isso demonstra que sua empresa está interessada no sucesso e bem estar do cliente. Mantenha contato sempre que tiver oportunidade. Aniversários, fim de ano e outras datas comemorativas são ótimas oportunidades para contato.

Essas ações demonstram a seu cliente que você se lembrou dele com carinho. Investir no cliente dessa forma mostrará o valor que ele tem para sua empresa. Ainda mais se fizer um tempo que ele não adquire seus produtos ou serviços. A mensagem será: você não é importante apenas quando compra. Queremos construir um relacionamento com você!

 

Como os brindes personalizados podem ser úteis para sua estratégia

Quem não gosta de receber um presente, não é mesmo? Lá em cima nós falamos sobre surpreender o cliente. Quando ele recebe um brinde inesperado ao fazer uma compra, isso o surpreende e faz com que sua marca permaneça em sua mente.

Brindes promocionais podem incentivar os clientes que ainda não realizaram a compra. Também ajudam a nutrir relações duradouras com clientes que já compraram. Além disso, aumentam a visibilidade de sua marca.

Demonstre que você se importa e investe em seus clientes por meio de brindes personalizados. Conte com a Canetas & Brindes para presentear seus clientes com os melhores brindes.

# # # #