A permanência de uma empresa no mercado, independentemente do seu ramo de atuação, está diretamente relacionada à atração e fidelização de clientes. O mercado está cada vez mais competitivo, já que as opções de serviços e produtos oferecidos são muitas, o que faz as organizações terem o desafio de se mostrar mais atrativas, oferecendo diferenciais capazes de destacá-las no mercado.
Nesse sentido, as estratégias de marketing são essenciais: é através delas que sua marca é vista e desperta interesse. Atualmente, uma estratégia bastante específica de marketing vem se destacando dentre as outras, uma vez que ela usa a boa experiência de compra de um cliente para conquistar engajamento e atrair novos clientes: é o chamado Marketing de Defensores. Gostaria de saber mais sobre essa estratégia e como ela pode se tornar parte da sua empresa? Continue lendo!
O que é o Marketing de Defensores?
Essa modalidade de marketing representa a promoção de produtos por meio de clientes que tiveram uma boa experiência de compra na sua empresa. Esses clientes se identificam com o seu produto ou serviço, fazendo, de forma espontânea, boas recomendações.
Essa estratégia é semelhante à realizada através dos influenciadores digitais/marketing de influência, mas com uma diferença: os influenciadores digitais são, geralmente, pagos para criar conteúdo sobre o produto ou serviço, enquanto os clientes reais que promovem seu produto/marca/serviço, também chamados de Brand advocates, o fazem naturalmente, sem que haja um retorno financeiro envolvido. E o que os motiva é a satisfação e admiração pela marca.
Qual a importância dessa estratégia de marketing?
É comum que as pessoas façam, antes de comprar um produto, uma busca sobre ele ou sobre a marca na internet, com vistas a verificar a reputação daquele produto e a opinião de quem já o adquiriu. Com a globalização, o acesso a essas informações se tornou muito rápido e fácil, e opiniões negativas sobre determinado produto ou serviço são determinantes para a credibilidade da marca.
Nesse sentido, a estratégia do Marketing de Defensores é essencial: as pessoas que estão em busca de informações sobre o seu produto, serviço ou marca terão acesso a avaliações reais, motivadas somente pela satisfação e boa experiência de compra, o que, com certeza, será relevante para a captação de novos clientes.
Como atrair clientes defensores de sua marca?
O Marketing de Defensores pode ser uma estratégia que surge de forma natural, pela própria vontade e iniciativa dos clientes. Porém, existem estratégias que podem ser adotadas pela sua marca com o objetivo de atrair esse tipo de cliente. Envolver seus clientes, por exemplo, é de extrema importância. A satisfação das pessoas que utilizam seu produto ou serviço está diretamente relacionada à forma como sua marca se relaciona com elas. Assim, é muito importante que você recompense seus clientes, o que pode ser feito através de promoções, oferecimento de bônus e descontos. É muito importante, também, oferecer um atendimento de excelência.
Brindes também são uma boa estratégia para atrair clientes defensores?
Com certeza! Os brindes são uma forma de reconhecimento e agradecimento ao cliente por escolher a sua marca dentre tantas outras, o que o leva a se sentir especial. Além disso, eles são uma excelente forma de marketing, principalmente quando são personalizados, já que acabam funcionando, também, como uma vitrine para a sua marca.
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