Como fazer um plano de marketing para eventos?

Canetas e Brindes
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Soluções promocionais 360°

06/02/2019

Saiba como planejar as ações de divulgação de evento para fortalecer a sua marca no mercado

Promover um evento é uma ótima oportunidade para lançar uma marca ou produto e atrair novos clientes, aumentar o reconhecimento da sua marca e firmar parcerias. Mas você sabe a importância do plano de marketing para eventos?

Ninguém quer imprevistos ou um evento fracassado, por isso é importante pensar em todos os detalhes antes de colocar tudo em prática. O planejamento de marketing pode te ajudar na organização e divulgação do evento.

Para te ajudar a desenvolver um bom plano de marketing para eventos, faremos uma série de artigos com o passo a passo para garantir o sucesso do seu evento. Para começar, que tal entender melhor o que é e para que serve o plano de marketing?

O que é o plano de marketing para eventos?

O plano de marketing é um documento composto por todas as ações que você realiza para fazer o evento acontecer. Nele, você descreve os objetivos e metas que deseja alcançar, bem como as técnicas para atingi-las.

Esse documento é parte essencial para garantir a organização do evento e permite estruturar toda a operação para promover divulgação e desenvolvimento eficazes.

É por meio dele que você definirá datas, orçamento, estratégias de comunicação, ações práticas e técnicas de marketing. Um bom plano de marketing para eventos pode garantir o fortalecimento da sua marca e ajudar no seu posicionamento no mercado.

Antes de desenvolver um plano de marketing, é necessário definir estratégias da sua empresa. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a traçar essas estratégias:

  • Faça uma análise do seu negócio. Você pode utilizar a análise SWOT, ou FOFA em português. Ela tem como objetivo pesquisar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da sua marca, assim você poderá desenvolver ações que ressaltem os pontos positivos e trabalhem para melhoria dos pontos negativos
  • Analise a sua concorrência. Saiba quem são seus concorrentes diretos e indiretos e entenda como eles podem te prejudicar ou ajudar. Depois dessa avaliação, questione-se sobre como destacar a sua marca e como inovar o seu produto para atrair mais clientes. Seja diferente!
  • Conheça o seu público. É importante ter o seu público-alvo bem definido para facilitar a escolha de atrativos e também garantir uma divulgação mais efetiva para todas as suas estratégias de marketing. Quanto mais você entender o consumidor, mais chances você tem de oferecer o que ele precisa

Como elaborar um plano de marketing para eventos?

Depois de definir as estratégias da sua empresa, é preciso focar no plano de marketing. As ações de divulgação de evento precisam estar bem definidas e alinhadas.

Procure detalhar as atividades e técnicas de marketing que serão desenvolvidas, quais canais você utilizará, quem serão os responsáveis por cada atividade, os prazos para cada ação e quanto pretende gastar com elas. Tente documentar o máximo de informações possível, pois isso ajudará no controle do planejamento e desenvolvimento do evento.

Depois disso, descreva suas expectativas para o evento e depois dele também, quanto você espera receber de lucro e quais métricas de avaliação pode usar. Outro ponto importante é listar ações alternativas para o caso de algum imprevisto aparecer pelo caminho.

No próximo artigo, falaremos um pouco mais sobre o checklist de operações para eventos. Antes, vamos conferir como o plano de marketing digital pode te ajudar.

Marketing digital para eventos

O marketing digital pode te ajudar a alcançar uma grande parte do seu público e até mesmo a conquistar novos clientes. Mais de 4 bilhões de pessoas usam a internet no mundo, por isso não deixe o mundo digital de fora das suas ações de divulgação de evento.

Confira algumas dicas de como utilizar o marketing digital a seu favor:

1-Envie e-mails personalizados

O e-mail marketing é uma importante estratégia e deve ser parte das ações de divulgação de evento da sua empresa.

Lembre-se de personalizá-los e construir um conteúdo que desperte o interesse do consumidor, convidando-o para o evento e, de preferência, oferecendo um CTA (Call to Action) que o direcione para uma página com mais informações.

A grande vantagem do e-mail é a alta segmentação do público. Aqui você enviará o conteúdo somente para quem já demonstrou algum interesse na sua solução.

2-Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para desenvolver técnicas de marketing digital no mercado atual. Elas conseguem atingir um grande número de pessoas, além de permitir uma relação mais próxima e ágil.

A dica aqui é investir na ferramenta Facebook Ads. Ela permite a divulgação de anúncios em diversos formatos e que cabem em todos os bolsos.

A vantagem é que os posts pagos conseguem alcançar um número ainda maior de usuários, já que os algoritmos entregam os posts orgânicos apenas para quem acessa seu conteúdo com mais frequência.

Com o Facebook Ads você pode segmentar o seu público e direcionar o anúncio para pessoas que estão mais propensas a participar do seu evento.

3-Utilize as ferramentas de monitoramento

O meio digital também oferece ótimas opções para monitorar os resultados das suas campanhas e posts. Isso permite que você conheça melhor o seu público, aprimore as próximas técnicas de marketing e aumente sua taxa de conversão.

Para isso, você pode utilizar o Google Analytics, por exemplo, ou até mesmo o Facebook Analytics. As duas ferramentas oferecem dados sobre os usuários que acessaram sua página ou se interessaram pelo seu conteúdo.

Brindes para o evento

Disponibilizar brindes, kits promocionais ou pequenos mimos para os participantes do seu evento é uma estratégia para estabelecer uma conexão, atrair e fidelizar clientes. O brinde no marketing de relacionamento pode ser uma peça definitiva.

A empresa Canetas & Brindes pode te ajudar a produzir brindes com a personalidade da sua marca e que sejam úteis para os consumidores.

Com mais de 12 anos de experiência na área, a Canetas & Brindes conhece os brindes imbatíveis para seu cliente e oferece todo suporte para eventos e congressos. Conheça o site, faça seu orçamento e invista em brindes!

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