O ano de 2020 foi desafiador e responsável pela alteração na gestão de diversas empresas. Com o início de 2021, um novo planejamento deve ser traçado e pautado em manter as equipes dentro da organização trabalhando de forma produtiva.
Uma nova modalidade virou tendência no ano passado, o trabalho home office. Dessa forma, muitos funcionários tiveram que trocar o ambiente corporativo pela própria casa.
Já conseguimos visualizar um ano mais positivo, e, por isso, as empresas estão desenvolvendo planejamento com objetivos mais claros e coerentes. Existem algumas dicas que podem ajudar a gestão da empresa a trabalhar novas estratégias para um novo ano. Confira:
Incentive os funcionários
Antes do planejamento, lembre-se que os funcionários da empresa são componentes importantíssimos para atingir as metas e objetivos. Sem eles, a organização não funciona, por isso é essencial incentivar toda a equipe.
Uma dica é o oferecimento de brindes corporativos. Os produtos são capazes de despertar incentivo para o cumprimento das tarefas. Uma nova agenda, canetas personalizadas ou até outros tipos de materiais podem contribuir efetivamente para a organização dos trabalhos.
Planeje e gerencie as metas e objetivos
Definindo metas e objetivos, o planejamento estratégico vai contribuir efetivamente para manter todas as equipes alinhadas e trabalhando com a mesma perspectiva.
Não basta só definir, é importante gerenciar os objetivos e metas. Isso significa que deve haver um acompanhamento na execução das tarefas para identificar se as atitudes estão atribuídas à realização do planejamento estratégico.
É natural que, em algumas situações, os resultados não saiam como planejados, por isso, deve haver uma intervenção para que haja a correção desses erros.
Nessa fase, alguns setores podem se engajar mais para assegurar resultados esperados, como a equipe de marketing. Através desse setor é possível monitorar dados, estatísticas e adotar novas estratégias para sucesso nos resultados.
O marketing também deve atuar ativamente no marketing de relacionamento e buscar a fidelização dos clientes. Também é possível disponibilizar brindes para clientes e brindes para colaboradores. Adotar essa ideia gera bons resultados.
Incentive novos hábitos na empresa
Estimular novos hábitos é um bom método para garantir mais produtividade. Eles podem ser introduzidos no planejamento estratégico deste novo ano, como:
-> Brainstorms;
-> Reuniões diárias para acompanhamento das tarefas;
-> Reuniões mais objetivas;
-> Celebrar cada pequena conquista;
-> Disponibilizar novos materiais para uso dos funcionários (cadernos, copos, canetas, agendas, entre outros brindes de escritório);
-> Conversas pautadas na educação e respeito.
Importante ressaltar que uma empresa é feita pelos líderes e funcionários e todos devem se empenhar igualitariamente para atingir os objetivos.
Identificar os pontos fortes e fracos da empresa
Muito importante no processo de planejamento é identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Assim, é possível visualizar o que precisa melhorar e quais ações devem ser tomadas para começar as novas estratégias.
Transformar pontos fracos em pontos fortes exige energia e esforço, muitas vezes o planejamento inicial pode até sofrer mudanças por conta disso.
Fontes: https://www.qualitin.com.br/blog/modelo-de-gestao-2021/
https://www.napratica.org.br/pontos-fortes-e-fracos/