Endomarketing: uma estratégia de motivação para os seus colaboradores

Canetas e Brindes
Canetas e Brindes

Soluções promocionais 360°

24/12/2020

Você sabe o que é endomarketing? Uma das principais estratégias da maioria das empresas para crescer é a promoção do marketing externo de seus produtos e serviços, e muitas dessas empresas também estão voltando para o marketing interno junto com os seus funcionários e colaboradores, o endomarketing.

Hoje vamos falar sobre as estratégias de endomarketing e como elas podem beneficiar a sua empresa. 

Conheça a Canetas & Brindes. A sua melhor solução em brindes personalizados e mídia alternativa em Salvador

 

O que é endomarketing? 

 

 O objetivo do marketing interno nas empresas é alinhar os objetivos e o mindset da organização com os de seus funcionários e colaboradores, se valendo de estratégias que visam aprimorar e fortalecer esses relacionamentos em benefício da empresa.

O endomarketing tem crescido cada vez mais e se tornado uma cultura empresarial no mercado brasileiro, e é orientado pelos objetivos estratégicos de cada empresa. Ou seja, o endomarketing transforma a Missão, Visão e Valores da empresa em resultados concretos através da criação de uma rede de colaboração efetiva e mobilizada.

Dessa forma podemos entender o marketing interno – endomarketing – como as ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o objetivo de se criar relações leais e harmônicas entre a organização e seus colaboradores em geral.

 

 

Porque aplicar o endomarketing em minha empresa

 

A ideia aqui é alinhar a sua equipe e os seus colaboradores em geral para atender aos seus objetivos estratégicos como empresa e agregar valor à sua atividade.

Com a evolução das técnicas de trabalho, os empresários perceberam que realmente nada substitui uma equipe eficiente e alinhada com os objetivos da empresa e que se mantém motivados e é daí que surge o conceito de se criar uma cultura dentro da sua empresa, estabelecendo objetivos e missões claras enquanto uma organização.

 

Essa prerrogativa de otimizar as empresas e, consequentemente, obter mais lucros, colocou o endomarketing entre os pontos essenciais a serem tratados por toda empresa que pretende se expandir e realmente conquistar o mercado. O endomarketing vai além de “apenas”  criar esse ambiente de colaboração de forma abstrata, mas os seus resultados são provenientes de todas as ações de sua empresa.

O endomarketing tem muitas vantagens. Colaboradores mais motivados e uma equipe mais sólida, menos rotativa e mais ligada aos princípios e missões da empresa fazem toda a diferença na otimização da sua produtividade.

Não só isso, mas colaboradores mais leais e comprometidos com a sua empresa, que seguem um objetivo comum, tendem a gerar um ambiente organizacional mais saudável, promovendo o bem estar dos seus funcionários e a melhor qualidade do trabalho.

 

Exemplos de ações de endomarketing

 

Muitas grandes e pequenas empresas têm empregado o endomarketing de forma ampla. A ideia é focar nas ações que você pode tomar em relação aos seus funcionários, então o seu RH será muito importante.. Outro ponto importante é a forma como você se aproxima da sua equipe.

Existem muitas ações de endomarketing para se aproximar de seus funcionários e colaboradores e uma relação próxima do seu setor de RH com cada um deles é muito importante, e estamos falando de realmente ter um contato direto – pessoalmente, via telefone, e-mail – para que o colaborador possa se expressar sobre a empresa e o seu trabalho e é a partir dessas informações que você vai pensar nas suas ações de endomarketing. Pense no endomarketing como um "marketing de time".

Uma boa estratégia é também integrar os seus colaboradores à imagem da empresa e que eles carreguem a sua marca, inclusive em contato com outras empresas e potenciais fontes de negócios, e muitas vezes isso é feito através de brindes como canetas e outros presentes personalizados, como os criados pela Canetas & Brindes.

Criar essa relação com gestores, colaboradores, parceiros e clientes através de presentes ou brindes é uma ótima forma de começar um excelente relacionamento. A estratégia de bonificação é uma das principais estratégias usadas pelas grandes empresas como o Google e a Toyota para incentivar a sua equipe.

Gostou deste conteúdo? Visite o nosso site e conheça as nossas soluções em endomarketing para a sua empresa!

 

 

# # # # # #