Marketing de relacionamento e proteção da família
Texto de: Ivo Cabral, sócio da IL Cabral Insurance
A vida como um todo está cada dia mais corrida, menos tempo para os nossos filhos, menos tempo para os nossos amigos e, até, menos tempo para nós mesmos.
Toda essa velocidade faz com que cada vez mais as pessoas fiquem doentes (foram 68.220 novos casos de Câncer de Próstata e 59.700 de Câncer de Mama no Brasil em 2018, crescimento de 31,7% e 29,5% respectivamente). A incidência de violência urbana nas principais metrópoles do país tem, também, crescimentos drásticos a cada ano.
O brasileiro começou a se conscientizar de que cada vez mais é necessário se proteger de imprevistos que impactem suas vidas financeiras de formas significativas. O seguro de vida e em vida para casos de doenças graves, internações hospitalares e procedimentos cirúrgicos, é uma excelente forma de garantir essa proteção não só para os dependentes como também para o pilar financeiro da família. A contratação do seguro de vida teve um crescimento de 9% no ano de 2018, enquanto diversos produtos financeiro estão em queda.
A proteção de uma família, porém, não pode ser encarada como mais um produto financeiro em um portfólio de investimento. Aliado a esta proteção é necessário um profissional altamente especializado que acompanhe a família durante o passar dos anos e que adapte a proteção conforme as mudanças da vida. A era do corretor de seguros está ficando para trás, hoje as famílias demandam um consultor especializado em que possa confiar não só as suas finanças como as suas vidas.
O mercado securitário está ficando cada vez mais competitivo e com isso a especialização dos corretos é algo extremamente necessário, como também o relacionamento com o cliente. O corretor que apenas entra em contato com os seus clientes uma vez por ano no período de renovação está fadado ao fracasso. O mercado atual demanda tal contato de forma contínua, não apenas se importando com a renovação das Apólices vigentes, mas sim como qualquer tipo de ajuda que os clientes necessitem, mesmo que essas não sejam relacionadas a seguro.
O contato contínuo é necessário na criação do laço entre corretor e cliente, porém esse contato não é apenas de forma verbal. Brindes são uma excelente forma de reforçar o relacionamento com o cliente. Todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas e lembradas, quando isso ainda vem de forma inesperada o impacto é ainda maior. A competitividade do mercado atual demanda tais iniciativas. Quando se trata, então, de relacionamento com o cliente, economias não deveriam ser levadas em consideração. Brindes, por exemplo, devem entrar na contabilidade da empresa como investimento e não como despesa.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” - Albert Einstein