Você sabe o que é Nicho de Mercado?

Canetas e Brindes
Canetas e Brindes

Soluções promocionais 360°

04/08/2020

Todo empreendedor almeja alcançar o sucesso ao abrir um novo negócio e junto com esse desejo, a amplitude e competitividade  geram grandes desafios. . Como concorrer com gigantes do mercado? Como oferecer os mesmos serviços, praticar preços competitivos e ainda manter a lucratividade?

Definir um nicho pode auxiliar um novo empreendimento a alcançar duas coisas importantíssimas: sucesso e autoridade. Esta definição também evita que ele corra o risco de se comprometer a cumprir mais do que consegue entregar. 

Na maioria das vezes, empresas que hoje atendem a diversos nichos  iniciaram atendendo apenas um específico. A especialização e a autoridade com uma parcela específica do público possibilitam o crescimento do negócio e a futura expansão para outros segmentos. No post de hoje, conheça  mais sobre nichos de mercado e técnicas para cativar esse público. Confira!

 

Afinal, o que é nicho de mercado?

O mercado consumidor é bastante amplo. Ele é dividido em segmentos que agrupam consumidores com interesses e necessidades semelhantes. Os nichos são microgrupos dentro do segmento. 

Esses consumidores possuem necessidades e dores específicas que ainda não foram atendidas. São uma oportunidade escondida em um cenário maior e competitivo.

Normalmente, seus problemas ainda não possuem soluções viáveis, ou seja, o empreendedor pode resolver a necessidade dessas pessoas com seus produtos ou serviços. Essa é a oportunidade que todo empresário espera: um público que anseia por suas soluções. Mas, há um grande segredo para alcançar o sucesso nos nichos: conhecer o mercado a fundo.

 

Por que definir nichos de mercado para minha atuação?

Quando a empresa faz sua comunicação para um público geral, muitas pessoas são atingidas, mas ao atuar como especialista em  nichos, a empresa se destaca  e agrega valor a seus serviços e / ou produtos. Dessa forma,  alcançará  seu cliente potencial  que está  interessado no que ela tem a oferecer e disposto a pagar o valor necessário para ter seu problema solucionado por um especialista no assunto.

Outro benefício é a liberdade de ditar os valores do seu negócio. Assim, mesmo que não tenha grande quantidade de vendas, poderá obter lucros. Com a definição do nicho de mercado, os recursos investidos terão um retorno do público. Esse retorno pode ser tanto em reconhecimento quanto em vendas propriamente ditas. 

 

Como encontrar um nicho de mercado para minha empresa?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que encontrar nichos é uma tarefa constante. É preciso estar sempre atento  para rever o nicho previamente definido, acompanhando as mudanças do mercado e fazendo as devidas atualizações.

A primeira questão para definir seu nicho é sobre o mercado de atuação. Não adianta apostar em um segmento apenas porque ele está em alta. As oscilações e pressões do mercado podem fazer o empreendedor desanimar. Por isso, é necessário ter paixão pela área de atuação. Nós, por exemplo, somos apaixonados por oferecer soluções em brindes personalizados e criativos.

A segunda etapa é identificar os problemas daquele público. Isso pode ser feito através de buscas na internet, identificando dúvidas e feedbacks sobre as marcas populares no mercado. As opiniões  dos usuários podem trazer ótimas ideias e oportunidades para sua empresa.

É preciso dominar o ramo do negócio para ser um especialista naquele nicho. Se você não é o maior conhecedor daquela área, então deve estudar até que se torne. Quando as pessoas reconhecem um especialista, confiam nele. Consequentemente, cumprem suas recomendações e adquirem seus produtos. Para conquistar essa autoridade, você pode produzir e distribuir bons conteúdos. Invista em sua marca e ofereça experiências únicas.

 

Dica extra: uma ferramenta para tornar a experiência de seus clientes ainda melhor

Para atender nichos de mercado específicos, é preciso oferecer e conhecer bem o seu público, atendendo e entregando  soluções diferenciadas. Além disso, é importante usar ferramentas de marketing de relacionamento para surpreender seus clientes, como brindes personalizados úteis e de acordo com o nicho atendido por sua empresa

Por exemplo, se seu negócio é de comidas saudáveis e oferece bem estar ao seu cliente , é possível complementar essa venda dando como brinde aos seus clientes bolsas térmicas ,  canecas  ou squeezes personalizados. 

Com criatividade você pode agregar ainda mais valor aos clientes de seu nicho de mercado e garantir muito sucesso. Conte com o apoio da Canetas & Brindes para encontrar as melhores soluções para seu negócio.

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